quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Mau presságio para a Torre de Vigia - Anuário de 2017 revela diminuições para Canadá, Austrália e grande parte da Europa

(Postagem do JWSurvey, conforme traduzida pelo site extj.net) O Anuário de 2017 está agora disponível no site JW.org (em inglês), e os números muito antecipados do “Relatório de Ano de Serviço” contam a história de uma organização que está tendo uma hemorragia de membros e mal consegue manter a cabeça acima da água. Mesmo nos Estados Unidos da América, o coração da organização, parece que a Torre de Vigia está sofrendo grandes perdas.

No ano passado, 28.588 foram batizados como Testemunhas de Jeová nos EUA (um número semelhante ao ano anterior). Apesar disso, o número de Testemunhas na América cresceu apenas em 2.945.



Quando você compara esse número com o aumento de 34.247 publicadores em 2007, surge um quadro de números de crescimento que estão constantemente se movimentando em direção a uma diminuição - como o gráfico a seguir destaca



Crescimento de publicadores nos Estados Unidos em 10 anos - 2007 a 2016


Sobre a fronteira no Canadá, a situação é ainda mais sombria. O ano de serviço de 2016 fechou com o Canadá tendo 169 menos Testemunhas de Jeová do que se vangloriava no ano anterior.

Uma história semelhante surgiu na Austrália, onde a Comissão Real sobre Respostas Institucionais ao Abuso Sexual de Crianças e seus veredictos condenatórios sobre as Testemunhas de Jeová, certamente desempenhou pelo menos algum papel em haver 64 menos Testemunhas em 2016 do que em 2015 (apesar de 1.235 batismos). No mesmo território da filial, a Nova Zelândia também registou uma diminuição (de 34).

Depois, há a Europa.

Quando eu comecei a analisar os números, fiquei curioso ao descobrir que a Croácia registou uma diminuição (de 108) e me perguntei se o mesmo poderia ser dito dos países vizinhos. Com efeito, verificou-se que a Itália (-28), a Eslovênia (-22), a Hungria (-365), a Sérvia (-6) e a Bósnia e Herzegovina (-24), todos registraram uma diminuição das populações das Testemunhas de Jeová.

Intrigado, eu decidi analisar os números minuciosamente e produzi um mapa de nações europeias onde as TJ estão em declínio. Isto é o resultado com que ficou o mapa:







Se você é uma Testemunha de Jeová que acredita fervorosamente nas “Boa Novas” sendo pregadas em todas as nações e no Armagedom apenas sendo retido por Deus porque ele quer trazer mais TJ à organização, o mapa acima deve ser um espetáculo muito deprimente. Um mapa alternativo, mostrando os números de alguns dos países europeus, pode ser visto abaixo...





Como você mesmo pode ver, até mesmo alguns países europeus que não estão em declínio apenas espremem o mais modesto de aumentos. A Islândia tem 1 publicador em resultado de 82.162 horas de pregação, e o Reino Unido com suas 1.613 congregações, 2.309 batismos e 24.8 milhões de horas de pregação reuniu apenas 26 publicadores a mais do que no ano anterior.

Esses números são cataclísmicos para a Torre de Vigia e podem explicar por que houve tal atraso na disponibilização do Anuário de 2017. Uma carta a todas as congregações datada de 21 de maio de 2016 prometeu às congregações que o livro seria lançado on-line no “início de outubro” de 2016. Está ao alcance de qualquer um adivinhar porque agora surgiu no JW.org com cerca de 3 meses de atraso, mas eu acredito que os resultados terríveis podem ser um fator. Eu posso entender bem o Corpo Governante e outros altos quadros da Torre de Vigia precisando de tempo para digerir a má notícia e decidir como ela se encaixa com sua narrativa teológica, para quando as inevitáveis cartas ​​de TJ preocupadas começarem a chegar.

Quanto à razão pela qual há diminuições em tantos países, acredito que é seguro sugerir que milhares de Testemunhas de Jeová não apreciam a mentira e estão cada vez mais revoltadas. Ao invés de tornar seus ensinamentos mais razoáveis ​​e amorosos, o Corpo Governante tem obstinadamente mantido a ditadura de ensinamentos e políticas que são cada vez mais irreconhecíveis da maioria das interpretações do cristianismo.

O próprio Anuário fornece um bom exemplo das inclinações radicais da liderança moderna da Torre de Vigia, com a página 26 vangloriando-se de um menino na Inglaterra que foi batizado com apenas oito anos. É claro que muitas TJ lerão esse tipo de história e ficarão encantadas com o fato de que a boa notícia está sendo pregada “pela boca dos bebés”. Mas um número crescente é capaz de interpretar relatos como este como evidência doentia de uma seita que não vai parar por nada para promover seus próprios interesses.

Se a Torre de Vigia estiver desesperada o bastante para receber a inclusão de crianças de oito anos em sua lista de membros, sua perspectiva deve ser sombria. Aqueles como eu que anseiam ver a organização perder seu controle sobre as mentes de entes queridos, merecem ter um momento para comemorar a emancipação de tantos que encontraram a sua liberdade nos últimos meses. A Torre de Vigia está claramente se debatendo na era da informação e a notícia de sua influência decrescente em tantos países é um momento para saborear.

Veja o vídeo o vídeo da análise do Anuário de 2017 (em inglês)



Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová - o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui. 

5 comentários:

  1. Boa tarde Lourisvaldo.
    Se não fosse por sua alerta talvez tivesse me iludido por essa seita. Mas Deus que é amor me vez chegar ate aqui e mudar o meu rumo. Que bom que varias pessoas estão se libertando. Felizes dias. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que mais e mais pessoas estão se libertando!Vi o vídeo colocando a legenda da net...horrível! mas deu pra captar a mensagem,rsrs...abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fala um pouco do Brasil também, que está tendo um excelente crescimento, 808,710 publicadores, média maior que o auge do ano passado, 32,978 batizados, país que mais teve batizados.
    Fala um pouco do Brasil e de Angola também, você só analisa os que tiveram baixo crescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ora, ora ! TJS não mudam né? fecham os olhos para o que é contra e se derretem para o que é a favor, vc já reparou que em paises onde o padrão de vida é bom as religioes despencam, e onde tem miséria e desespero elas pululam ? vide a igreja universal que arrebanha prometendo money now! no caso do Brasil um país mergulhado em crise e desemprego é altamente atrativo uma mensagem que em breve tudo vai ficar lindo e cor de rosa!

      Excluir
    2. Quanto menos informada é uma pessoa, quanto menos ela lê e conhece as coisas, mais religiosa ele se torna.

      Excluir