quinta-feira, 13 de abril de 2017

Testemunhas de Jeová na Rússia - transcrição do julgamento (Dia 12 de abril)

Imprensa faz transmissão de frente ao Tribunal. 
12 de abril de 2017

Quarto dia da audiência do caso apresentado pelo Ministério da Justiça à Suprema Corte da Rússia, com o objetivo de proscrever as Testemunhas de Jeová.

O conteúdo seguinte é baseado em relatórios extremamente preconceituosos do site jw-russia.org. O conteúdo aqui é muito tendencioso em direção às Testemunhas de Jeová. Ele fornece poucos detalhes ao relatar os argumentos apresentados pelo Ministério da Justiça e ex-Testemunhas de Jeová. Isso é óbvio na transcrição a partir do tempo 16:05.


A maioria das ex-Testemunhas de Jeová, ao ler o relatório abaixo, verá sinais claros de ocultação de fatos pelos advogados que representam o Centro Administrativo. O leitor faria bem em ter em mente que: 

Quando os advogados do Centro Administrativo não respondem diretamente a perguntas feitas pelo juiz ou pela representante do Ministério da Justiça, mas respondem usando analogias, trata-se de uma tentativa dos advogados de confundir a questão e fazer declarações sem ter que mentir para o tribunal.

Considere o testemunho de Vilen Kantere; ele afirma que sua religião não desestimula a busca de educação superior. Isso contradiz o próprio testemunho do Corpo Governante no site jw.org. Além disso, considere cuidadosamente o testemunho da testemunha feminina. Quando perguntado por que ela não se tornou uma fundadora da LRO (Associação Jurídica Local), ela afirma "eu não vejo a necessidade". Como ela é uma mulher, isso não lhe é permitido dentro da religião das Testemunha de Jeová, mesmo que ela ‘visse necessidade’. Todas essas respostas enganam o tribunal.

Você também notará que, apesar de o tribunal dar cerca de 3 horas para para o interrogatório de quatro testemunhas que foram Testemunhas de Jeová, o site jw-russia.org cita apenas as partes de seus depoimentos que encontraram acusações infundadas. Por que não relatar outros aspectos de seus testemunhos, tais como o efeito que a rejeição teve em suas vidas? Se as Testemunhas de Jeová não se consideram extremistas, certamente o site jw-russia.org poderia ter informado sobre os efeitos que a rejeição teve sobre a vida desses ex-membros. Isso permitiria aos leitores formular uma opinião mais abalizada.



Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui


Mas não se preocupe. Você encontrará mais detalhes sobre os testemunhos das ex-Testemunhas de Jeová clicando aqui.

Nota: Se alguém sabe como podemos obter as transcrições completas do processo, entre em contato conosco.

8:00

Oito horas em ponto em Moscou. Era uma revigorante manhã, mas de congelar os dedos. Havia mais de 200 pessoas esperando na entrada. Os primeiros chegaram ao local às 5:30; outros acomodavam-se em carros estacionados na frente do tribunal.

9:30

Na véspera de 11 de abril de 2017, a maioria das Testemunhas de Jeová na Rússia foi capaz de celebrar a Ceia do Senhor. As informações que chegam é que a polícia e outras agências policiais invadiram sua celebração em Snezhinsk (região de Chelyabinsk). Eles questionaram o direito de se envolverem em práticas religiosas. Oficiais da lei também atuaram em Krasnoyarks e Michurinsk (região de Tambox), onde fizeram perguntas e distribuíram folhetos aos crentes.

9:58

"Por favor, levantem-se". O tribunal anunciou a continuação da audiência. A palavra é dada ao advogado da Torre de Vigia, Anton Omelchenko, para que forneça explicações. Omelchenko disse que explicaria como a reivindicação do Ministério da Justiça viola as disposições da Constituição da Federação Russa e os tratados internacionais.

10:12

Omelchenko apresentou um argumento convincente que mostra que o processo do Ministério da Justiça contradiz os artigos 9.10 e 11 da Convenção Europeia dos Direitos do Homem; artigos 28, 29 e 30 da Constituição da Federação Russa, bem como as disposições do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. Ele cita decisões da Comissão Europeia de Direitos Humanos (CEDH), em que o tribunal assegurou às Testemunhas de Jeová o direito à liberdade de religião. As alegações do Ministério da Justiça, portanto, não têm justificadas.

10:18

A CEDH, nas suas decisões, definiu claramente quais os casos que podem ser considerados como incitando o ódio e a inimizade: incitamento à violência, luta de extermínio entre famílias e chamadas que justificam a necessidade de usar a força física. É digno de nota que, no memorando enviado à CEDH pela Federação da Rússia, o Ministério da Justiça reconheceu que não há incentivo explícito à violência na literatura das Testemunhas de Jeová (parágrafo 41).


10:25

Omelchenko observou que as congregações das Testemunhas de Jeová, que o Ministério da Justiça quer liquidar, receberam muitas cartas de recomendação das autoridades locais, mas não receberam avisos sobre a inadmissibilidade da atividade extremista.

10:31

Falando em relação às medidas desproporcionais tomadas pelo Ministério da Justiça, Omelchenko enumera as medidas tomadas pelo Centro Administrativo das Testemunhas de Jeová:

  • O Centro Administrativo notificou todas as LROs sobre os livros que passaram a constar na Lista Federal de Materiais Extremistas.

  • O Centro Administrativo estabeleceu um processo para evitar o surgimento de materiais extremistas.

  • O Centro Administrativo manteria informadas as autoridades.

  • O Centro Administrativo perguntou ao Ministério Público que outras medidas poderiam ser tomadas pelas Testemunhas de Jeová para evitar serem acusadas de atividades extremistas.


10:43

O direito internacional proíbe o tratamento desumano ou degradante. Esta lei protege a dignidade de uma pessoa, incluindo o direito à integridade mental. A ação do Ministério da Justiça que visa proscrever das Testemunhas de Jeová viola o direito moral e físico do indivíduo, obrigando-o a temer abertamente professar sua fé. Algumas vítimas de processos penais em Taganrog deixaram a Federação Russa e receberam asilo político na Europa. A fuga deles mostra claramente que os crentes têm medo de professar abertamente sua religião. Evidentemente, a maioria das 175.000 Testemunhas de Jeová não sairá da Rússia, então é mais provável que sejam perseguidas.

10:50

Omelchenko analisou a legalidade das ações do Ministério da Justiça. Através do uso da legislação atual, as Testemunhas de Jeová são reconhecidas como vítimas da repressão política. A lei obriga o Ministério da Justiça a promover a reabilitação dos crentes. No entanto, o Ministério da Justiça está se movendo na direção oposta. Omelchenko lista pronunciamentos nacionais e internacionais que exigem da Rússia que pare com a perseguição política movida contra as Testemunhas de Jeová por meio do uso indevido da legislação anti-extremista. Estes pronunciamentos são assinados pelos mais conhecidos ativistas russos de direitos humanos, uma carta aberta do Grupo de Moscou-Helsinque, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), das Nações Unidas e outros. Os padrões internacionais para prevenir a repressão exigem que se preste atenção às chamadas vindas da comunidade de direitos humanos. O Ministério da Justiça, ignorando todos esses chamados, continua a atuar como um corpo repressivo.


11:04

Omelchenko fala da posição preconceituosa do Ministério da Justiça. Grupos de peritos do Ministério da Justiça chegaram a conclusões exatamente opostas sobre os mesmos materiais das Testemunhas de Jeová. O Ministério da Justiça nada fez para corrigir esta situação. Além disso, o Ministério da Justiça sempre insistiu em aceitar apenas as conclusões de especialistas que encontraram "sinais de extremismo" na literatura das Testemunhas de Jeová. Isso é evidência de que a alegação do Ministério da Justiça de proibir as Testemunhas de Jeová tem motivação política.

11:12

O advogado da Torre de Vigia, Zhenkov, pediu oportunidade para fornecer uma explicação ao tribunal em relação à alegação do Ministério da Justiça de "um exemplo de violação dos direitos dos cidadãos por uma organização religiosa”, onde um paciente escolheu dois tratamentos médicos alternativos em vez de uma transfusão de sangue.

Em primeiro lugar, Zhenkov demostrou espanto sobre como o Ministério da Justiça teve acesso a um documento médico confidencial.

Em segundo lugar, Zhenkov disse que a recusa de uma transfusão de sangue não se trata de violar os direitos de ninguém, mas, inversamente, um cidadão tem o direito ao tratamento de sua escolha, desde que informado. Se a um paciente é negado tratamento apenas por motivos religiosos, isso seria uma violação dos direitos. Zhenkov leu trechos da posição do Ministério da Saúde sobre os perigos da transfusão de componentes sanguíneos. O Ministério da saúde falou da necessidade de hospitais receberem por escrito consentimento prévio de pacientes para realizar tal tratamento. Zhenkov observou que não há reservas previstas na ordem. Parece que os membros de algumas religiões são autorizados a exercer o seu direito ao consentimento fundamentado, e outros não.

11:30

O juiz faz perguntas aos representantes do réu.

Pergunta 1: O Centro Administrativo interpreta a Bíblia para as Associações Jurídicas Locais?  (Nota do tradutor: uma congregação sozinha pode compor uma associação jurídica; parece haver muitos desses casos na Rússia).

Resposta 1: Não. A interpretação dos textos sagrados é fornecida pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová (liderança internacional).

Pergunta 2: De acordo com o seu estatuto, em que sentido o Centro Administrativo assegura a "coordenação das atividades" das LROs?

Resposta 2: As LROs são entidades jurídicas independentes, mas o centro administrativo fornece-lhes "recomendações". Por exemplo, se houver uma questão de construção de um edifício litúrgico, o Centro Administrativo pode, com referência à Bíblia, recomendar a construção de um edifício modesto, em vez de uma reforma. No entanto, a decisão final sobre o que se fará é tomada pela LRO.

Pergunta 3: O Centro Administrativo aprova os estatutos das 8 LRO que foram liquidadas pelas decisões do tribunal?

Resposta 3: Os fundadores de novas LROs remetem o estatuto ao Centro Administrativo com um pedido para introduzir a sua estrutura, a fim de acelerar o processo de registo. Nesses casos, o Centro Administrativo concorda incondicionalmente com seus estatutos para garantir que os fundadores sejam Testemunhas de Jeová e que seus objetivos estejam alinhados com os credos das Testemunhas de Jeová.

Pergunta 4: O Centro Administrativo é o fundador de uma organização não-comercial, pública, ou de uma LRO, tal como enunciado no Estatuto?

Resposta 4: Os advogados da Torre de Vigia tentam ofuscar a questão dizendo que seu Estatuto foi elaborado, mas nunca foi implementado. Dizem que os fundadores de todas as LROs são cidadãos locais. Como exemplo, dizem que o Estatuto do Centro Administrativo também dá às LROs a possibilidade de importar literatura, mas que tal importação nunca foi implementada.

12:05

Pergunta 5: Os presidentes das LROs são também membros da Comissão de Filial do Centro Administrativo?

Resposta 5: Os membros de LRO nunca fazem parte da Comissão de Filial do Centro Administrativo.

Pergunta 6: As decisões do Centro Administrativo são impositivas para as LROs?

Resposta 6: O advogado da Torre de Vigia, Kalin, evita responder à pergunta diretamente. Em vez disso, ele explica que, embora as LROs possam solicitar assistência material do Centro Administrativo (sob a forma de doações), o centro só está interessado em como esses fundos são usados. Como exemplo, ele disse que o Centro Administrativo presta assistência para um modesto projeto de construção religiosa, e as LROs coordenam tal projeto com as autoridades locais. Outro exemplo que ele deu foi que, se um desastre natural ocorrer, o Centro Administrativo doa fundos para ajudar os crentes e colabora com as LROs para ajudar as Testemunhas de Jeová feridas, assim como seus parentes.

Nota de AvoidJW.org: Esta resposta não responde à pergunta porque responder a essa pergunta abertamente e honestamente seria desastroso para a Torre de Vigia. A resposta à pergunta é: SIM.

Pergunta 7: Os fundos doados são gastos na produção de materiais impressos?

Resposta 7: Não.

Nota de AvoidJW.org: Grande parte dos fundos doados são enviados para a sede mundial das Testemunhas de Jeová, onde tais fundos são utilizados na produção de materiais impressos, incluindo a literatura russa que é enviado para a Rússia. Responder com "Não" está incorreto.

Pergunta 8: O Centro Administrativo importou literatura que mais tarde foi reconhecida como extremista?

Resposta 8: Os representantes do Centro Administrativo explicaram que a função do Centro Administrativo é puramente logística. Eles disseram que os indivíduos fazem pedidos que são atendidos por uma “editora estrangeira” e que ele, o Centro Administrativo, também obtém literatura da mesma maneira. Eles disseram que o Centro Administrativo não divulga literatura.

Questão 9: Um dos livros foi importado para a Rússia pouco antes de ser reconhecido como extremista. Mas quando foi distribuído entre crentes?

Resposta 9: Os advogados da Torre de Vigia disseram que revisam a lista Federal de Materiais Extremistas e, quando um livro é encontrado nele, o Centro Administrativo informa imediatamente os membros e pede que ele não seja mais usado. O Centro Administrativo não poderia distribuir o livro.

Nota de AvoidJW.org: Dizer que "não poderia" distribuir o livro não é o mesmo que dizer que "não" distribuem o livro.

12:30 

A linha de interrogatório passa para o Ministério da Justiça.

Pergunta: Qual é o papel do Centro Administrativo na aprovação dos estatutos das LROs e seus membros?

Resposta: Omelchenko deu um exemplo. O papel do Centro Administrativo na aprovação dos estatutos da LRO é semelhante ao papel do próprio Ministério da Justiça: o Ministério da Justiça verifica se há cumprimento da lei e o Centro Administrativo verifica se há conformidade canónica.

O Ministério da Justiça formula uma série de perguntas destinadas a compreender o quanto as LROs são "independentes" nas suas atividades e quão importante é a influência do Centro Administrativo sobre as LROs, incluindo as aprovações de seus diretores e de seus estatutos.

Nota de AvoidJW.org: o site jw-russia.org fez um esforço consciente para não relatar perguntas e respostas que os apresentassem de forma claramente negativa.

O juiz pergunta à representante do Ministério da Justiça:

Do ponto de vista jurídico, como isso afeta a capacidade e a personalidade das associações jurídicas?

A representante do Ministério da Justiça objeta.

Quem são os ministros viajantes? Quem são os pioneiros especiais?

Os representantes da Torre de Vigia explicam que esses ministros cooperam com grupos religiosos e não com a LRO.

Nota de AvoidJW.org: Embora isso seja verdade, não é uma revelação completa dos fatos. Os ministros viajantes e os pioneiros especiais são dirigidos pelo Centro Administrativo através de instruções enviadas como cartas.

12:50

O juiz pergunta à representante do Ministério da Justiça:

O Ministério da Justiça tem provas de que os ministros viajantes e os pregadores especiais estão de alguma forma envolvidos nas decisões das autoridades competentes que reconhecem indivíduos ou LROs como culpados de distribuírem materiais extremistas?

O Ministério da Justiça disse que não, não tem tais provas.

O Ministério da Justiça continua a acreditar que as ações judiciais contra as pessoas individuais e as LROs têm um efeito prejudicial neste caso?

O Ministério da Justiça ainda acreditava nisso porque o Centro Administrativo estava ciente desses casos.

A corte lembrou à representante do Ministério da Justiça que neste processo legal é necessário verificar a legalidade dos requisitos para adequar-se à legislação.

13:10

O Ministério da Justiça tenta averiguar se o Centro Administrativo presta assistência material à LRO ou se o Centro Administrativo e a LRO são uma organização única, sendo a LRO uma organização subordinada do Centro Administrativo.

Zhenkov explica com a seguinte analogia: Se uma pessoa forneceu assistência material a seu amigo, isso não significa que o amigo é dependente dele.

O Ministério da Justiça pergunta então:

O Centro Administrativo inspeciona as atividades financeiras da LRO?

Os advogados da Torre de Vigia explicam que não há tal dever no Centro Administrativo. Em vez disso, dirigem a atenção para o Ministério da Justiça: O Ministério da Justiça realiza inspeções regulares das atividades econômicas da LRO, como evidenciado por centenas de atos de inspeções que estão disponíveis. Nenhuma das inspeções revelou a utilização de fundos para fins não visados.

Nota de AvoidJW.org: A resposta acima foi verdadeira porque estava respondendo a uma pergunta no presente. Entretanto, fazer tal afirmação para alguma data antes de fevereiro teria sido falsa. Uma carta enviada às LROs em 20 de fevereiro mudou as funções do Centro Administrativo para com as LROs.

13:25

O Ministério da Justiça está interessado em saber por que o Centro Administrativo só enviou uma carta às LROs, avisando–lhes sobre um livro classificado como extremista, somente após sua inclusão na Lista Federal de Materiais Extremistas quando eles souberam mais cedo, por sua própria admissão, sobre a decisão ao acessarem o site do tribunal distrital.

Os advogados explicam que é extremamente difícil monitorar as decisões dos tribunais em websites oficiais. Além disso, não ficou claro pela breve informação no site do tribunal que se tratava de uma publicação das Testemunhas de Jeová.


13:35

O Ministério da Justiça chama a atenção para o fato de que, de acordo com a publicação "Fundamentos da Doutrina das Testemunhas de Jeová" (obsoleto desde 2010), o principal meio de disseminar os ensinamentos das Testemunhas de Jeová é a revista A Sentinela. A permissão para distribuir este periódico foi proibida na Rússia e o documento "Fundamentos da Doutrina" foi alterado em conformidade. A representante do Ministério da Justiça está interessada em saber que fonte é usada agora para divulgar os ensinamentos básicos das Testemunhas de Jeová.

O advogado da Torre de Vigia explica que a Bíblia é a base para a crença das Testemunhas de Jeová e que a maioria dos livros religiosos das Testemunhas de Jeová se baseia na edição sinodal ortodoxa. O periódico em si não foi considerado extremista, mas apenas algumas questões. Desde 2015, nenhuma publicação é importada para o país.

13:40 

A Corte anuncia uma pausa até às 14:30

14:30 

A representante do Ministério da Justiça continua sua linha de perguntas:

Que medidas tomou o Centro Administrativo para evitar atividades extremistas depois que a advertência foi emitida pela Procuradoria Geral em 2 de março de 2016?

O juiz pergunta ao Ministério da Justiça:

E se o Centro Administrativo não fizesse nada? Seria uma boa ideia liquidá-lo? O extremismo é por descuido ou inação? Se a resposta for não, o que o tribunal está tentando descobrir? Por que o Ministério da Justiça atribui este fato à culpa do Centro Administrativo?

14:45

O Ministério da Justiça submeteu ao tribunal um documento "interno" das Testemunhas de Jeová, que foi entregue ao Ministério da Justiça por outras fontes. O Ministério da Justiça esclarece ao tribunal que foi retirado do site NTV. O Ministério da Justiça acredita que esta carta ajudaria a esclarecer ao tribunal como os departamentos financeiros do Centro Administrativo e as LROs estão financeiramente ligados.

Os advogados da Torre de Vigia não estão dispostos a confirmar se a carta é autêntica. No entanto, é óbvio que as LROs não são nem destinatários nem remetentes da carta, o que significa que a carta não tem nada a ver com o processo. O tribunal adia a decisão de anexar este documento aos autos.

14:58

O Ministério da Justiça solicita o interrogatório de quatro testemunhas convocadas por ele. Estas são pessoas que foram Testemunhas de Jeová uma vez, mas que mais tarde deixaram a religião. Representantes da Torre de Vigia objetam. O tribunal autoriza o interrogatório das testemunhas

15:05

Zavyalov Valentin Mikhailovich, professor da MISI desde 1992, é questionado. Ele confessou ser membro das Testemunhas de Jeová por mais de 20 anos. Ele disse que a literatura na Lista Federal de Materiais Extremistas nunca foi usada em suas reuniões religiosas. Ele disse que os nomes das publicações estão postados na parede da sala onde os serviços religiosos são realizados. Os crentes, disse ele, têm o cuidado de inspecionar as instalações antes do início do culto para garantir que não há literatura “proibida” em seus serviços.

15:20

Eugene Skladchikov, doutor em Serviços Técnicos, Professor no MSTU, tornou-se uma Testemunha de Jeová em 1998. Ele diz que foi atraído para a religião por causa da pacificidade incondicional de seus ensinamentos bíblicos. É completamente incompatível com o extremismo. Nenhuma publicação extremista é usada em cultos.

15:30 

A testemunha Vilen Kantere, Ph.D, funcionário de honra da Science & Technology.

O representante do Centro Administrativo, Toporov pergunta:

"Quando você se tornou testemunha de Jeová há 25 anos, você tinha objetivos extremistas?"

Resposta:

"Deus me livre! Claro que não! Isso é incompatível com a fé das Testemunhas de Jeová "

Toporov  pergunta:

"Você usa materiais que estão incluídos na Lista Federal de Materiais Extremistas?"

Resposta:

"Se eu concordo que essas publicações pertençam à lista Lista Federal de Materiais Extremistas é outra questão. Mas, como um cidadão cumpridor da lei, destruí essas publicações. "

Dezenas de seus alunos defenderam-no em suas dissertações de doutorado. Ele afirma que sua religião não contradiz sua atividade científica. Ele explicou que sua religião não desestimula a busca do ensino superior. Como um trabalhador científico, ele acredita que a educação deve ser abordada de forma responsável.

15:50

Testemunha Tatiana Kremneve, doutora em Ciências da Educação.

Como parte de seu trabalho, ela está envolvida na prevenção do abuso de crianças e materiais extremistas no ambiente juvenil. Ela é membro das Testemunhas de Jeová.

O representante do Centro Administrativo pergunta a ela:

"Quando você se tornou Testemunha de Jeová, você foi incentivada a cometer atos extremistas?"

Resposta:

"Não. A religião é incompatível com o extremismo. "

O juiz pergunta:

"Por que você não se tornou uma fundadora de LRO?"

Responda:

"Eu não vejo necessidade."

Zhenkov pergunta:

"Os ensinamentos das Testemunhas de Jeová ajudaram você a cuidar de uma criança?"

Resposta:

"Estou orgulhosa do meu filho, de seu sucesso nos seus estudos e trabalho."

Zhenkov:

"O que você sente em referência a colegas e estudantes que não compartilham sua religião?"

Resposta:

"Eu penso positivamente, sem ódio, desrespeito, desprezo ou discriminação."

16:05

O Ministério da Justiça convida agora suas testemunhas. A primeira é Natalia Koretskaya. Ela deixou a religião das Testemunhas de Jeová há muitos anos. Por ter estado fora por tanto tempo, ela não poderia estar ciente de fatos relacionado a atividade extremista nos últimos anos.

Nota de AvoidJW.org: Natalia Koretskaya foi questionada por quase 50 minutos, mas o site jw-russia.org falhou em relatar seu depoimento.

16:54

O interrogatório das testemunhas pelo Ministério da Justiça continua. O testemunho agora é da ex-Testemunha de Jeová Pavel Zverev.

18:11

O tribunal chamou a atenção para o fato de que a primeira testemunha, Koretskaya usou notas pessoais ao dar seu testemunho. Omelchenko pediu-lhe para explicar como suas notas eram muito semelhantes aos textos de um site conhecido como anti-sectário. O tribunal decidiu ler as notas de Koretskaya mais tarde.

Ao questionar a segunda testemunha, de nome Zverev, o tribunal pergunta:

Se você foi prejudicado, você recorreu às autoridades competentes para tratar assunto?

A testemunha não respondeu. Zverev disse que, sob a influência da literatura das Testemunhas de Jeová, ele sentiu ódio pelo clero da Igreja Ortodoxa. A testemunha negou que está em organizações anti-seita, embora ela tenha se encontrado e posado para fotos ao lado do mais famoso sectologista.

A terceira testemunha do Ministério da Justiça é Petrova, uma ex-Testemunha de Jeová. Em 1983, quando se tornou Testemunha de Jeová, deixou o seu trabalho ligado à promoção do heroísmo militar porque não correspondia às suas crenças. Em 2009, ela deixou a religião. Como exemplo de atividades extremistas do Centro Administrativo, a testemunha cita o fato de que as Testemunhas de Jeová desassociam de suas fileiras aqueles que cometem pecados.

O tribunal perguntou à representante do Ministério da Justiça quais de seus argumentos foram confirmados pelo depoimento desta testemunha. O Ministério da Justiça fala sobre uma possível ameaça a um certo grupo de indivíduos.

Em resposta a uma pergunta do tribunal sobre se Petrova tinha visto alguém espalhar literatura extremista, ele respondeu que não.

O tribunal convida a última testemunha do Ministério da Justiça, V. Koretksy.

18:30

Em 2009, Koretsky deixou as fileiras das Testemunhas de Jeová. O juiz perguntou se seu conhecimento das Testemunhas de Jeová está limitado a 2009. Ele confirma que sim. O Ministério da Justiça pediu à testemunha que explicasse o que sabia sobre a atitude das Testemunhas de Jeová em relação à educação superior e aos símbolos de estado.

O tribunal pergunta:

"Se você não especificou esses pontos nos fundamentos do pedido, por que precisamos saber?"

O Ministério da Justiça retira a questão. À pergunta do tribunal sobre se Koretsky está interessado no resultado do caso, ele responde: "Sim".

O tribunal anuncia uma pausa até quarta-feira, 19 de abril de 2017, às 10:00 da manhã.



(Esta postagem foi traduzida com a ajuda do Google tradutor)


Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui




Um comentário:

  1. Olá Lourisvaldo! Nem sei o que dizer...a mim, parece-me que elas ainda vão se safar!

    ResponderExcluir